| Autor |
Mensagem |
 psycologo

|
|
Colocada: 09/07/07 Assunto: A Dinâmica do Eneagrama |
|
|
|
A dinâmica inconsciente da personalidade
Um dos objectivos do Eneagrama consiste em descobrir, a partir dos movimentos psico-espirituais interiores e dos comportamentos exteriores das pessoas, as motivações inconscientes que as dominam. O princípio da liberdade consiste precisamente em desvelar o oculto e descobrir a verdade de si – o ‘eu-autêntico’. Aqui fica de forma sintética a arquitectura psicológica comum que se encontra subjacente à descoberta que cada ‘tipo’ faz de si através do Eneagrama.
1. A idealização da imagem de si (auto-imagem) constitui o resultado do exagero das qualidades que a pessoa julga possuir. A idealização supõe uma total alienação do ‘eu-autêntico’ e genuíno e isto acontece quando a pessoa sobrevaloriza as suas qualidades, desejando criar uma imagem idealizada de si, recorrendo a ferramentas que lhe conferem segurança e força. Os mestres sufis afirmavam que “os homens destroem as suas qualidades e dons porque se identificam excessivamente com o que sabem fazer bem”. A idealização da própria imagem nasce da convicção de que o próprio modo de ser é, de alguma maneira, superior aos demais. Com esta convicção nascem também as ilusões (cf. afirmações de cada tipo na apresentação) de que, se todos interiorizassem a ‘minha’ perspectiva, não haveria problemas insolúveis.
2. Estas ilusões desvelam o jogo em que a personalidade está imersa: por detrás da tendência compulsiva de fazer uso excessivo dos próprios dons e qualidades, esconde-se o medo e a consequente fuga a uma ameaça concreta que sempre defendemos. Esta ameaça representa o perigo inconsciente de que cada pessoa se protege, recorrendo a mecanismos de defesa.
3. Carl G. Jung falou da integração da ‘sombra’ como tarefa essencial para o crescimento humano. A finalidade em identificar a ‘sombra’ – aqui tentação, dilema – consiste em a assumir e integrar não só na negatividade de cada sujeito, mas fazer dela o ponto de partida para o resgate do ‘eu-autêntico’, ou seja, como caminho de auto-aceitação e autenticidade ao serviço do crescimento da pessoa.
4. Para alimentar a ‘sombra’, a tentação ou o dilema, a pessoa é levada a ter comportamentos compulsivos por repetição – são as fixações ou a armadilha em que permanente se cai – e a entrar num círculo vicioso auto-destrutivo. Por serem compulsivos, estes comportamentos aprisionam e não deixam a pessoa ser livre. O círculo vicioso fecha-se na medida em que, recorrendo a estes comportamentos repetitivos, volto a alimentar a minha idealização e auto-imagem para defender justamente as qualidades que tenho.
5. A noção de motivação [inconsciente] fundamental (ou pecado de raiz, paixão, vício) é a noção mais decisiva e a característica principal apontada a cada pessoa no Eneagrama. Será como que a energia/motivação dominante que estrutura e influencia os dinamismos inconscientes da pessoa humana. Esta motivação não é imediatamente perceptível, mas está escondida na camada mais profunda de cada pessoa e é, por isso, muito subtil. Trata-se do ‘problema fundamental’ e a fonte que condiciona toda a estrutura da pessoa. Existem várias denominações para esta motivação fundamental conforme as escolas psicológicas que a propõe. Para os mestres sufis são ‘paixões’ que habitam o ser humano e alertam para a necessidade de tomar consciência destas para cada pessoa se libertar da escravidão que originam. Chama-se-lhes também ‘pecado de raiz’ porque Óscar Ichazo estabeleceu um paralelismo/sintonia entre os sete pecados capitais da tradição cristã e as ‘paixões’ dos sufis, acrescentando-lhes a mentira ou engano do ‘tipo 3’ e o medo do ‘tipo 6’.
6. A conjugação de todas estas características no modo de ser da personalidade conduz a um estilo de comunicar e falar concretos. Convém perceber que este estilo está influenciado pelas motivações subjacentes que levam aos comportamentos de cada pessoa e são indicadores dos mecanismos inconscientes que lhe habita.
Fonte: José Luís Gonçalves, Dr. |
|
|
|
| Powered by phpBB Copyright 1996-2009
Sexyin.com Todos direitos reservados
|
|