| Autor |
Mensagem |
 psycologo

|
|
Colocada: 14/06/07 Assunto: TIPO 2 - Eneagrama - O ajudante/altruísta |
|
|
|
Visão Geral
Alguns tiveram uma infância que lhes pareceu triste e enfadonha: faltou-lhes verdadeira segurança e o sentimento de estarem em casa. Alguns só conheceram um amor condicional.
O amor de pessoas influentes teve de ser comprado através de bom comportamento. Tendo recebido, por isso, amor e segurança, não têm raiva ou tristeza pelo facto de terem sido incentivadas a ter um comportamento exageradamente bom.
Alguns reconhecem que, bem cedo, tiveram que ser apoio para necessidades emocionais de outros.
Teve a sensação de que precisava de ser útil para ser notado e amado. Assumiu o lema: “Serei amado se for meigo, compreensivo e prestativo, deixando as minhas necessidades para segundo plano”.
Ser bom, para o TIPO 2 (ao contrário do TIPO 1) não é uma categoria moral.
Tem necessidade de ser querido e prestativo (está convencido de ser assim, embora nem sempre corresponda à realidade objectiva e à opinião dos outros).
A imagem clássica do TIPO 2 é a da mãe judia, que protege seus filhos (como a galinha cuida dos pintainhos) e que faz com que eles precisem dela.
Coloca os seus dons ao serviço dos outros (das necessidades dos outros). Adapta os seus sentimentos aos sentimentos dos outros. Preocupa-se com a saúde, a alimentação, o bem-estar dos outros.
A sua preocupação pelos outros não se dá de forma directa: oferece ‘um guarda-chuva’ para proteger o companheiro e segura-lhe no braço para ser levado por ele. Isto é, o que dá aos outros é o que espera em troca.
Irradia um certo grau de aceitação e valorização dos outros, o que pode levá-los a acreditar no seu próprio valor.
Partilha com generosidade (dá a “última camisa”). É solidário com os que suportam o sofrimento, a dor, conflitos, passando-lhes a sensação de que alguém se preocupa com eles e os aceita.
É uma pessoa vaidosa.
Precisa exageradamente de confirmação e de elogios.
Se falhar o agradecimento, interroga: “como podem fazer isso comigo, depois de tudo o que fiz?” A ‘queixa’ é um hábito, para que os outros reconheçam o que lhe devem.
De início, mima e paparica os outros, sem ser solicitado: as fases iniciais de um relacionamento são dominadas pelo DOIS vivenciando aspectos de si que alimentam as necessidades do parceiro. As fases posteriores são dominadas pelo sentimento de ser controlado pela vontade do parceiro, com um desejo opressivo de liberdade. Aí, podem surgir acessos histéricos de raiva (conflito de ser agradável ao parceiro e ser livre para fazer o que quer).
É capaz de sentir raiva, sem, no entanto, guardar rancor.
Quando isso se torna aborrecido para os outros e eles se afastam, sente-se enganado e explorado.
Mantém o termómetro no ar para medir a temperatura social e a direcção do vento, pois constrói a sua identidade sobre o modo como os outros se comportam em relação a ele. O mercúrio do termómetro sobe ou desce conforme a simpatia que recebe. É uma pessoa dirigida a partir de fora.
Na idade adulta, as pessoas podem sentir-se mal com o TIPO 2 pois este age como se tivesse um aguilhão constante: “prestem-me atenção”, “acariciem-me”, “tenham necessidade de mim”.
É uma pessoa manipulável: basta que lhe digam “preciso de ti” para se disponibilizar, mesmo que depois se recrimine por ter cedido.
É emotivo e sensível (gosta de acarinhar, fazer e receber agrados). Gosta de falar sobre o relacionamento e o amor. Gosta de amar e de ser amado à-vontade, e de viver para o ente amado.
É um benfeitor-prestativo-doador (mas precisa resistir à tentação de se sentir “mártir”). “Sofre” da síndroma do “ajudante” (‘Não preciso de ninguém, mas todos precisam de mim’).
Presa em si mesmo, luta com problemas de identidade (muda constantemente para satisfazer os desejos dos outros). É um “Eu múltiplo” (“Cada um de meus amigos requer uma parte diferente de mim. Quem sou eu afinal?”). Por isso, prefere ficar com uma só pessoa.
Geralmente tem grande número de conhecidos e facilmente chama a todos de “amigos”. Preserva os seus relacionamentos e quer ser importante para todos os amigos. Todos os DOIS são sedutores: manobram o outro para que goste deles e cultivam uma imagem provocadora.
Orgulha-se das pessoas que desabafam com ele e consegue empatizar corporalmente com os outros. Por isso está sempre pronto a dar bons conselhos, sugerindo soluções que prometem êxito.
A sua preocupação com as necessidades dos outros pode gerar uma grande capacidade de empatia (acredita compreender os sentimentos mais íntimos dos outros) ou uma grande capacidade de manipulação.
Percebe facilmente os potenciais das pessoas.
Está disposto a trabalhar em troca de pequenas recompensas.
É capaz de ir na direcção do outro. É adaptável a qualquer meio. É socializável e socializador.
Tem propensão a formar um círculo fechado de relacionamentos com “aqueles que compreendem”.
É um defensor dos desvalidos e um voluntário para causas sociais.
Não se sente bem em empregos que não geram aprovação.
Privilegia o relacionamento: mantém os relacionamentos vivos, lutando por eles, seduzindo, absorvendo as necessidades dos outros, ou então, por vezes, provocando muita confusão.
[color=olive]Tentação (Dilema): [color=green]Ajuda /Serviço (ajudar sempre os outros e fugir de si)
A sua vida sentimental pode ficar caótica. O TIPO 2 imaturo acha difícil encontrar o seu meio-termo.
Quando sozinho, “entra em parafuso”.
Procura orar em lugar ermo - tem medo: não há ninguém para o apoiar e teme não encontrar dentro de si outra coisa senão um buraco negro e uma tranquilidade angustiante.
Tem tendência para seduzir os outros (o desamparo e a carência infantil atraem o TIPO 2 - dedica a isso todo o amor que deseja para si).
No fundo, ama-se a si mesmo: o seu altruísmo aparente é a forma “legítima” de viver o seu egoísmo.
As pessoas que são mais fracas e carentes do que ele, dão-lhe a sensação de força.
Anseiam, pelo menos à primeira vista, por união, mas pensam nisso mais para os outros: tentam fazer “casamentos”.
O DOIS redimido aprendeu a amar sem condições e sem interesses.
Pode ser muito possessivo: às vezes, procura companheiros fracos e dependentes, podendo, inclusive, alimentar a dependência dos outros em relação a ele.
O TIPO 2 ofendido, pode deixar de ser amável e “mostrar as unhas”, sendo até capaz de magoar profundamente.
O conceito de amor (para o DOIS não redimido) é terno – meigo - quente. Quando alguém não concorda com isso, pode ter acessos de fúria e “pisar” os outros.
Tem dificuldade de se confiar a outros (espera, pelo contrário, que os outros confiem cegamente nele), por causa da vergonha de mostrar as suas próprias necessidades e do medo de ser rejeitado (“ninguém consegue dar-me o apoio necessário”). Resiste à confissão, à orientação espiritual, à terapia.
Só se abre quando está muito seguro de que o outro o aceitará. Por isso, precisa pelo menos de uma pessoa de confiança a quem possa dizer tudo.
Quando se abre, espera apoio e compreensão para o seu modo de agir. A crítica poderia tirar-lhe o chão debaixo dos pés. Para acompanhar um TIPO 2, é preciso passar-lhe a sensação de ser aceite.
Predominam as mulheres.
Sente-se bem no ambiente religioso.[/color][b]Fuga de: Carência / Necessidade
Motivação fundamental: Orgulho.
Que não se confunde com vaidade e narcisismo; é, mais propriamente, um “Eu inchadoO perigo é manipular os outros e torná-los dependentes.
O orgulho dificulta o acesso a si mesmo e a Deus.
Tem dificuldade em reconhecer a motivação fundamental, por causa de sua percepção subjectiva. Tem, por isso, que instalar um “observador interno”.
Tem dificuldade em criar um relacionamento cordial com Deus (está convencido de que Deus precisa dele). Espera de todos, mesmo de Deus, gratidão.
O lado escuro do DOIS não-redimido é o falso amor (que ele, por sua vez, acha autêntico).
O DOIS redimido é capaz de um verdadeiro amor.
É atraído pelo poder e quer ser amados por pessoas poderosas. Por isso, coloca-se tacticamente como “ajudante do líder” (geralmente prefere ficar em segundo plano, como ‘eminência parda’). É devoto do líder exigente: ‘o braço direito do chefe’, ‘a secretária que faz a empresa funcionar’.
Mecanismo de Defesa: Repressão
Reprime sobretudo sentimentos negativos no campo da agressividade e da sexualidade.
O DOIS reprimido pode, sem dizer uma palavra, envenenar todo um ambiente.
Reprime as suas próprias necessidades e projecta as dos outros.
”Fazei aos outros o que quereis que vos façam” – é veneno para este Tipo.
Tem necessidades de ordem emocional: carinho, sexo, afecto; comer; fazer compras...
Gratifica-se: “Fiz por merecer”; muitos têm excesso de peso (a banha é o amor não correspondido).
Armadilha:Adulação, Lisonjear (Amabilidade)
Desenvolve um lado muito independente (que pode surpreender) para criar nos outros a dependência e conseguir a auto-valorização.
Um dia não aguenta, retrai-se e agarra-se “com unhas e dentes” à sua liberdade (pode acontecer de forma repentina e grotesca).
Enfrenta muitos problemas por não saber dizer não, prometendo mais do que pode cumprir (depois sente-se culpado).
Vive sob a compulsão de ser “utilizado”.
Pode ser um bom dirigente, se refrear a parcialidade e a subjectividade e se não travar apenas com os seus favoritos.
Tem tendência a fazer-se cercar de um grupo de “discípulos” que o “entendem”. Os críticos não têm grande possibilidade de penetrar nesse círculo.
Se os discípulos quiserem libertar-se do círculo, podem ocorrer processos complicados de separação.
Geralmente, a posição de comando é penosa para este Tipo (porque exige muita responsabilidade). Prefere ser o número dois, a eminência parda nos bastidores, com muito poder e pouca responsabilidade.
Teme posições onde esteja exposto sozinho, onde se sinta isolado e alvo de ataques.
Basta um único crítico no grupo, para o TIPO 2 dizer: “Todos estão contra mim”
[color=blue]
Fonte: José Luís Gonçalves, Dr.
Editado pela última vez por psycologo em 14/06/07, num total de 2 vezes |
|
|
 inyou

|
|
Colocada: 14/06/07 Assunto: Re: TIPO 2 - Eneagrama - O ajudante/altruísta |
|
|
|
| psycologo escreveu: | Visão Geral
Mantém o termómetro no ar para medir a temperatura social e a direcção do vento, pois constrói a sua identidade sobre o modo como os outros se comportam em relação a ele. O mercúrio do termómetro sobe ou desce conforme a simpatia que recebe. É uma pessoa dirigida a partir de fora.
É emotivo e sensível (gosta de acarinhar, fazer e receber agrados). Gosta de falar sobre o relacionamento e o amor. Gosta de amar e de ser amado à-vontade, e de viver para o ente amado.
... e cultivam uma imagem provocadora.
Orgulha-se das pessoas que desabafam com ele e consegue empatizar corporalmente com os outros. Por isso está sempre pronto a dar bons conselhos, sugerindo soluções que prometem êxito.
A sua preocupação com as necessidades dos outros pode gerar uma grande capacidade de empatia (acredita compreender os sentimentos mais íntimos dos outros) ou uma grande capacidade de manipulação.
Percebe facilmente os potenciais das pessoas.
Está disposto a trabalhar em troca de pequenas recompensas.
É capaz de ir na direcção do outro. É adaptável a qualquer meio. É socializável e socializador.
Tem propensão a formar um círculo fechado de relacionamentos com “aqueles que compreendem”.
É um defensor dos desvalidos e um voluntário para causas sociais.
Não se sente bem em empregos que não geram aprovação.
Privilegia o relacionamento: mantém os relacionamentos vivos, lutando por eles, seduzindo, absorvendo as necessidades dos outros, ou então, por vezes, provocando muita confusão.
O TIPO 2 ofendido, pode deixar de ser amável e “mostrar as unhas”, sendo até capaz de magoar profundamente.
O conceito de amor (para o DOIS não redimido) é terno – meigo - quente. Quando alguém não concorda com isso, pode ter acessos de fúria e “pisar” os outros.
.O DOIS reprimido pode, sem dizer uma palavra, envenenar todo um ambiente.
Reprime as suas próprias necessidades e projecta as dos outros.
”Fazei aos outros o que quereis que vos façam” – é veneno para este Tipo.
Tem necessidades de ordem emocional: carinho, sexo, afecto; comer; fazer compras...
[/color]
Fonte: José Luís Gonçalves, Dr. |
Sou eu, também :? |
|
|
 psycologo

|
|
Colocada: 14/06/07 Assunto: Re: TIPO 2 - Eneagrama - O ajudante/altruísta |
|
|
|
Será o teu nº, quando verdadeiramente sentires algo diferente dentro de ti. Terás de olhar para ti mesma.
Só há um nº para cada pessoa, mas podemos ter traços de outra. Não se trata aqui de avaliar comportamentos. Laborais por ex. Os números não explicam os comportamentos em si, mas a complexidade interna de cada um de nós, que nos faz agir como agimos perante as situações.
O comportamento é apenas o aspecto visível da nossa consciência e do nosso inconsciente.
A Personalidade é a chave, que desbloqueia e selecciona os comportamentos.
Espero não ter sido ininteligível. risos |
|
|
 inyou

|
|
Colocada: 15/06/07 Assunto: Re: TIPO 2 - Eneagrama - O ajudante/altruísta |
|
|
|
| psycologo escreveu: | Será o teu nº, quando verdadeiramente sentires algo diferente dentro de ti. Terás de olhar para ti mesma.
Só há um nº para cada pessoa, mas podemos ter traços de outra. Não se trata aqui de avaliar comportamentos. Laborais por ex. Os números não explicam os comportamentos em si, mas a complexidade interna de cada um de nós, que nos faz agir como agimos perante as situações.
O comportamento é apenas o aspecto visível da nossa consciência e do nosso inconsciente.
A Personalidade é a chave, que desbloqueia e selecciona os comportamentos.
Espero não ter sido ininteligível. risos |
Para já estou a fazer uma recolha, e já agora, os meus parabéns!!! |
|
|
 psycologo

|
|
|
|
|
Parabéns Porquê? És a 1ª pessoa que me dá os parabéns aqui lololol
Para já estou a fazer uma recolha, e já agora, os meus parabéns!!![/quote] |
|
|
 inyou

|
|
|
|
|
| psycologo escreveu: | Parabéns Porquê? És a 1ª pessoa que me dá os parabéns aqui lololol
Para já estou a fazer uma recolha, e já agora, os meus parabéns!!! | [/quote]
Porque nos estás a dar a conhecer uma teoria que é muito interessante e eu adoro a mente humana...
E falaste na Grécia antiga, uma das minhas paixões... |
|
|
 psycologo

|
|
|
|
|
| Bem Já somos 2. Daqui a pouco começo a pensar que fomos feitos um para o outro. ahahahahaha :o |
|
|
 gracinha

|
|
Colocada: 15/06/07 Assunto: |
|
|
|
| Bem, cof.. cof..., sem me meter no meio de nada nem de coisa nenhuma, a verdade é que já somos 3! Trio por trio, que seja com o psizinho e com a Inyou. :twisted: Beijos |
|
|
|
| Powered by phpBB Copyright 1996-2009
Sexyin.com Todos direitos reservados
|
|